• Segunda à Sexta 09:00 às 12:00 h e 13:00h às 17:00.
  • Rua Avelino Camargos, 263 – Bairro Inconfidentes – Contagem / MG
  • (31) 2565-0221 | (31) 2567-0221 | (31) 99755-0221
  • [email protected]

Tubos a vácuo são todos iguais?

Tubos a vácuo são todos Iguais?

Primeiramente, precisamos entender que TUBOS A VÁCUO NÃO SÃO TODOS IGUAIS! Mesmo que o tamanho e diâmetro sejam os mesmos, a capacidade de aquecimento pode ser diferente, de acordo com as especificações técnicas de cada um. Sendo assim, é muito importante exigir o selo do INMETRO para os produtos a vácuo, pois o instituto é o órgão que afirma a capacidade de aquecimento real dos tubos. 

Por exemplo: A grande maioria dos produtos comercializados no mercado brasileiro, afirmam que os seus tubos possuem 3 (Três) camadas, sendo que a grande maioria na verdade, não tem essa terceira camada, que é o cobre. Essa camada é responsável por aumentar o poder de aquecimento do mesmo do produto, principalmente em dias nublados. Sabendo disso, fica a pergunta: Como saber se o tubo a vácuo que estou comprando tem ou não 3 camadas? Essa é fácil de ser respondida, pois os tubos a vácuo de 3 (Três) camadas, possuem a cor interna dentro do tubo avermelhada e essa coloração se dá justamente pela camada de cobre entre as camadas de vidro. Já os tubos com 2 (Duas) camadas, possuem a cor interna azulada ou cinza, como demonstrado na imagem abaixo.


Porque algumas lojas vendem, por exemplo, 1 (um) reservatório de 400 litros com 1 (um) módulo de 20 (vinte) tubos e outros usam 1 (um) módulo de até 30 (Trinta) tubos?

Algumas lojas trabalham com tubos sem nenhuma certificação do INMETRO, ou seja, o próprio fabricante, importador ou lojista, não sabe a real capacidade de aquecimento do seu produto, e então, vendem os mesmos de forma intuitiva, tentando adivinhar qual a quantidade de tubos que atenderia a necessidade do cliente, e, como não existe nenhum estudo do desempenho do produto, isto certamente irá trazer consequências negativas para o cliente. Se a quantidade de aquecimento for superior ao indicado, o cliente poderá ter problemas com superaquecimento, e caso o aquecimento seja baixo demais, o produto não aquecerá muito bem e não estará cumprindo o seu papel. POR ISSO É TÃO IMPORTANTE EXIGIR INMETRO NOS PRODUTOS, pois só perante os testes do instituto, é que o fabricante saberá exatamente a sua capacidade de aquecimento e seu produto será classificado em A, B, C, D e E.

Outro detalhe, é que empresa vendem produtos simplesmente visando a venda e não a satisfação do seu cliente final, sendo assim, vendem de qualquer maneira e pior, instalam ou recomendam empresas de instalação de péssima qualidade Do que adianta ter um ótimo produto e não saber colocá-lo para funcionar corretamente? Por isso sempre recomendamos dois links para leitura, sendo "Cuidados antes de comprar seu Aquecedor Solar" e "Instalação do Aquecedor Solar com Qualidade".



Qual a relação de Tubos à Vácuo, para aquecimento de litros de aguá dentro do reservatório?

Primeiramente, o cliente deve conhecer qual a real capacidade do reservatório que pretende aquecer, pois vemos muitos reservatórios no mercado, que prometem uma litragem e oferecem outra completamente diferente! Por isso, exija o INMETRO do reservatório e veja na etiqueta de certificação, qual litragem interna e real do mesmo.

Para responder essa pergunta, é muito importante entender a real necessidade do cliente e onde o produto será instalado, pois isso é fundamental para determinar a quantidade de tubos a vácuo que você irá necessitar. Outros fatores são: Identificar se o módulo a vácuo ficará exposto ao sol durante todo o dia, verificar se a instalação do mesmo ficará para o norte, reconhecer a o rendimento esperado pelo cliente, dentre outras informações pertinentes que técnicos especializados são capazes de analisar e a partir delas recomendar o melhor produto para cada situação, sempre respeitando a classificação que o INMETRO fez do produto.

Como sempre falamos em nossas consultorias: Comprar um produto por comprar apenas, o risco é enorme de ter problemas em um futuro curto, pois cada produto funcionará melhor em um tipo específico de instalação, ou seja, comprar sem entender previamente o que está comprando, nunca é um bom caminho! Você pode ter um excelente produto, mas se ele não adequar a sua estrutura física e sua necessidade, ele não vai render o esperado.

De qualquer forma, podemos seguir a seguinte tabela para termos uma noção básica sobre o assunto, considerando que a qualidade do tubo seja A pelo INMETRO e o produto seja um Modular a Vácuo, ou seja, reservatório separado do coletor solar. Segue:

 

Região

Quantidade de Tubos

Litragem interna do reservatório

Quente (Norte, Nordeste e Centro-Oeste)

1 (um) tubo

30 (trista) Litros

Média (Sudeste)

1 (um) tubo

20 (Vinte) Litros

Fria (Sul)

1 (um) tubo

15 (Quinze) Litros

 

É importante que cada caso seja estudado separadamente, pois a função dessa tabela é apenas nortear a análise. Procure um especialista para analisar o seu caso específico e assim ele irá calcular quantos tubos são necessários de acordo com as informações colhidas e o clima da sua região.

No caso dos produtos Acoplados a Vácuo, essa tabela não seria válida, pois o intuito do produto acoplado à vácuo é proporcionar um super aquecimento na água do reservatório, para que com menor litragem, o produto atenda um rendimento maior. Por exemplo: Em vez de pesar o seu telhado, montar uma estrutura de instalação grande e ter desperdício de dinheiro para instalar um Aquecedor Solar Modular a Vácuo de 400 litros em um telhado sem preparação de nível para instalação, você pode optar em comprar um Aquecedor Solar Acoplado a Vácuo de 260 litros, para atender a mesma demanda, ter a mesma qualidade e vida útil, e o melhor, economizar muito dinheiro em sua instalação.

Claro que para esse exemlpo dar certo, estamos comparando dois produtos de qualidade testada e certificados.

 

Todos os tubos a vácuo tem a mesma resistência contra impactos?

Não.  Existem tubos de 1,2 mm até 3,0 mm de espessura no mercado. Quanto maior é a espessura, maior é a resistência do tubo a vácuo. Recomendamos nunca comprar um produto sem INMETRO e sempre exigir tubos com o mínimo de 1,8 mm de espessura.


LifeSol, quem tem não vive mais sem!

(31) 2565-0221

(31) 99755-0221 Whatsapp

Clique aqui para curtir nosso Facebook!

Solicite aqui seu orçamento!