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Cuidados antes de comprar seu aquecedor solar!


Diariamente, recebemos muitas solicitações de todo Brasil, de consumidores que compraram um Aquecedor Solar em outras lojas ou até mesmo com pessoas físicas, pedindo socorro para resolver não conformidades, pois estão tendo muitos problemas com os seus produtos. Depois de muita dor de cabeça tentando soluções cobradas, pedidos de garantia negados e tentar a ajuda de profissionais (nem tão profissionais assim), procuram um apoio profissional de verdade, de quem realmente conhece do assunto, a Lifesol Energia Solar.

Quando o produto é adquirido junto a Lifesol, conseguimos dar todo o suporte e ajuda necessária aos nossos clientes, pois trabalhamos com produtos de alta qualidade, aprovados pelo INMETRO e equipes técnicas de prestação de serviços, treinadas e certificadas (Instalação do Aquecedor Solar com Qualidade - http://goo.gl/7weRWz). Praticamente todas as solicitações de suporte que recebemos, são de clientes que adquiriram o seu Aquecedor Solar de outras empresas e tiveram problemas depois de muito pouco tempo.

Identificamos quais são os pontos mais críticos e geradores de problemas futuros, onde criamos uma lista de detalhes, com os principais cuidados que os clientes devem avaliar antes de comprar o seu Aquecedor Solar, para que não cair em golpes e/ou armadilhas oferecidas no mercado, ou seja, aquele famoso barato que saí caro.


1. Exigir que o produto seja aprovado pelo INMETRO, de preferência com a classificação A. 

O primeiro passo na hora de comprar o seu Aquecedor Solar é exigir que todos os produtos que componham o seu Aquecedor Solar, sejam certificados pelo INMETRO, onde aconselhamos que o cliente sempre faça a opção por equipamentos com a classificação A.

Desde Julho de 2014, pela portaria do INMETRO nº 354/2012, está obrigando que todos os produtos de Aquecimento Solar, devam ser registrados e aprovados pelos testes do INMETRO, porém a portaria 358/2014 alterou os prazos para Março de 2016, depois teve mais uma prorrogação para Março de 2017 e por ultimo, o prazo final está em Dezembro de 2017. Deu para perceber pelo numero alto de adiamento, que os testes realmente são bem difíceis de ser aprovados e somente os produtos de alta qualidade conseguem essa certificação.

Isso é ótimo para o consumidor, pois se os produtos são obrigados a ter o certificado desde Julho de 2014 e o INMETRO deu um prazo de mais de 5 anos para esse registro e aprovação nos testes, se o produto não foi aprovado, é porque o mesmo tem algum problema ou qualidade duvidosa. É só não comprar esses produtos, que não terá problemas!

A maior desculpa escutada na hora de comprar um Aquecedor Solar que não possui certificação do INMETRO, é que o produto possuí uma Certificação Européia, onde o vendedor julga ser melhor do que a do INMETRO. Recomendamos nesse caso, que o cliente peça uma cópia ou digitalização dessa certificação, onde apresente os dados do produto e mencione inclusive o CNPJ da empresa que esteja te vendendo,pois muitos mentem sobre essa certificação. Outro detalhe é que o clima, pressão da água e muitos outros fatores na Europa são diferentes do Brasil, então, não é porque o produto foi certificado na Europa que ele está apto a atender o mercado brasileiro.

Caso esteja comprando um produto separado ou desacoplado, exija o INMETRO do reservatório e também dos coletores,  pois não é porque você encontrou o certificado do INMETRO no reservatório, que os coletores são de qualidade. São necessários dois certificados diferentes nesse caso.

É comum que empresas alegarem que possuem certificação em alguns itens que formam o seu Aquecedor Solar e não ter em outros, por exemplo, encontramos hoje no mercado, empresas que vendem reservatórios de 400 litros, por exemplo, onde se analisar por dentro dele, não se tem nem 200 litros de capacidade interna.  


2. Peça e consulte o CNPJ e Reclame Aqui da empresa que você está adquirindo o Aquecedor Solar, antes da compra!

Aquecedor Solar geralmente não é um investimento muito barato, então gaste tempo procurando saber maiores informações sobre a empresa que está te vendendo o seu produto. Exija que a empresa lhe forneça o CNPJ antes da venda e procure na internet maiores informações sobre essa empresa, pois caso no futuro precise de um suporte e isso lhe for negado, será muito importante esses dados.

Já encontramos de tudo no mercado, desde empresas que alegam ser FÁBRICA, porém quando fornecem o seu CNPJ, verificamos que o mesmo é um MEI (Micro Empreendedor Individual), ou seja, enganam o cliente alegando que são fábrica e agregam valores inexistentes ao seu produto, quando na verdade, são profissionais liberais.

Alguns logistas também aproveitam da facilidade de abrir CNPJs de Micro Empreendedor Individual, para ter mais de um registro, ou seja, um para receber pagamentos e outro para emissão de Notas Fiscais em nome de laranjas.

Se possível, procure mais informações sobre processos vinculados a essa empresa, através do site do Tribunal de Justiça, veja a reputação da mesma em comentários no Google ou Redes Sociais e o principal, consulte o site Reclame Aqui (www.reclameaqui.com.br), pois lá, você saberá a verdadeira reputação dessa empresa e o que os clientes da mesma falam de suas experiências.

Resumindo, se a empresa que você está cotando tentar usar desses artifícios, será que ela vai te amparar em uma necessidade de suporte?


3. 70 % dos problemas encontrados são referentes à Instalação e não do produto

Grande maioria dos casos de suporte que chegam até o nosso conhecimento, não são referentes aos produtos Aquecedor Solar, independente do modelo utilizado, onde esses problemas estão ligados em sua maioria à instalações realizadas com falhas.

 Evite empresas que mesmo antes da venda, fujam da responsabilidade de não instalar ou não indicar uma empresa competente com CNPJ para realizar a sua instalação. Hoje por exemplo, a Lifesol Energia Solar LTDA, indica apenas uma empresa para a instalação de seus produtos, que é a HR SERVIÇOS, uma empresa idônea e embasada em cima de um CNPJ, onde a mesma executa os seus serviços com extrema competência e garantia. Nunca tivemos reclamação de falta de suporte ou não conformidades não resolvidas, ou seja, uma empresa confiável. 


4. Por ultimo e mais importante, EXIJA A NOTA FISCAL DO PRODUTO!!!

A maneira mais fácil de evitar ser enganado, é exigindo a emissão de Nota Fiscal do produto adquirido, pois nela estão contidas todas as informações do produto comprado e independente de qualquer garantia, legalmente, você precisa apresentar uma Nota Fiscal de compra para que a mesma seja validada.

Na internet, é muito comum encontrar reclamações de clientes que mesmo tendo e-mails e pedidos de compra de um produto de uma loja, comunicam que perderam todo apoio legal do mesmo, pois a empresa que vendeu o produto alega "não ter vendido o mesmo" e para variar, é o cliente que fica na mão. Por isso é importante ter e guardar a sua nota fiscal.


Essas foram apenas algumas recomendações embasadas na experiência de mercado da Lifesol Energia Solar e também em relatos e documentos apresentados por clientes que chegam até a nossa central!!

Estamos à disposição de todos, para ajudar que a sua compra seja uma compra única e sem nenhuma dor de cabeça, onde contamos com equipes especializadas para atender a qualquer situação.


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