• Segunda à Sexta 09:00 às 12:00 h e 13:00h às 17:00.
  • Rua Avelino Camargos, 263 – Bairro Inconfidentes – Contagem / MG
  • (31) 2565-0221 | (31) 2567-0221 | (31) 99755-0221
  • vendas@lifesol.com.br

Mitos e Verdades sobre Aquecedor Solar a Vácuo


Com a intenção de quebrar alguns mitos sobre Aquecedor Solar a Vácuo que encontramos na internet e em outros meios, listamos vários tópicos de notícias falsas que encontramos na rede, algumas vezes até através de propagandas de lojas, e esclarecer todas elas.

É IMPORTANTE FRISAR QUE A LIFESOL TRABALHA COM TODAS AS TECNOLOGIAS E NÃO É TENDENCIOSA EM RELAÇÃO A NENHUMA DELAS. TEMOS O COMPROMISSO COM A VERDADE E SIMPLESMENTE, QUEREMOS ESCLARECER E QUEBRAR ALGUNS MITOS CRIADOS PELO MERCADO, SEJA POR VENDEDORES QUE NÃO TEM O PRODUTO PARA OFERECER, OU POR EMPRESAS QUE NÃO TENHAM CONSEGUIDO A CERTIFICAÇÃO DA TECNOLOGIA A VÁCUO. ALÉM DISSO, SOMOS A FAVOR DA EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA E CRESCIMENTO CONTÍNUO DA QUALIDADE DOS PRODUTOS QUE COMERCIALIZAMOS.


Os questionamentos que mais recebemos sobre o Aquecedor Solar a Vácuo são:

Entrei em contato com uma empresa que alegou que os produtos a Vácuo estragam rápido e tem baixa vida útil. Me enviaram até vídeos e fotos do produto com defeito.

Vamos entender um ponto primordial deste tipo de comentário: Existem produtos a vácuo de baixa qualidade, assim como existem produtos de alta qualidade. Existem produtos convencionais de placa de baixa qualidade, assim como existem produtos convencionais de alta qualidade.

No mercado, independente de qual seja o ramo de atividade, sempre encontraremos produtos bons e ruins, e no mercado de Aquecedor Solar não é diferente.

Hoje por lei, qualquer aquecedor solar deve ser certificado pelo INMETRO. O órgão exige uma qualidade mínima para o produto poder ser oferecido no mercado. e o cliente sempre deve exigir que o produto possua o selo. Ou seja, INDEPENDENTE se o Aquecedor Solar é convencional de placa, a vácuo, ou qualquer outra tecnologia, se o mesmo foi certificado pelo INMETRO, ele passou pelos mesmos testes mínimos de qualidade, resistência e durabilidade.

Infelizmente, algumas empresas que não tiveram os seus produtos aprovados nos testes, geralmente por trabalhar com produtos de baixa qualidade, acabam colocando medo nos consumidores, tentando alegar que o problema está na tecnologia e não na incompetência do produto que eles trabalhavam. É aquele exemplo clássico de tentar ir em uma concessionária da FIAT e falar que quer comprar um Corola! Se o vendedor que te atender não tiver uma boa índole, ao invés de falar das qualidades de seu produto, provavelmente irá falar que os carros da Toyota são ruins e que os da FIAT são bem melhores, quando na verdade, é de conhecimento popular a qualidade da Toyota. A única diferença nesse exemplo, é que os carros da FIAT também são ótimos, porém os Aquecedores Solares de quem implanta esse medo, geralmente não são.

Ou seja, esse comentário não passa de um MITO inventado por empresas que tentam ludibriar seus clientes. Recomendamos nesses casos, que avaliem sempre o que os consumidores dessas empresas falam das mesmas em redes sociais ou sites de reclamações. Conheça mais sobre esses cuidados em "Cuidados antes de comprar o seu Aquecedor Solar".

Outro fato é que você irá encontrar fotos e vídeos de equipamentos com problemas de ambas as tecnologias, mas ficam alguns questionamentos sobre o assunto: Será que aquele produto específico que era ruim, ou devemos condenar toda a tecnologia? Será que este produto foi instalado corretamente? Lembro que a instalação do produto é um fator primordial para um produto ter ou não problemas no futuro, sendo assim, recomendamos também a leitura de "Instalação do Aquecedor Solar com qualidade".


O Aquecedor Solar a Vácuo é um produto Chinês?

Atualmente sim. Hoje a China é a maior produtora industrial do mundo! A melhor qualidade e o melhor custo de produção de todo o planeta. Olhem ao seu redor, nos produtos da sua casa, mesmo marcas super conhecidas no Brasil, hoje terceirizam a sua produção na China. Observe as etiquetas de suas roupas, especificações dos seus eletrônicos ou bens de consumo,  que você verá que muitos produtos tem fabricação chinesa. Você vai ficar impressionado pela quantidade de produtos que são fabricados por lá.

Claro que com uma produção tão grande assim, você pode encontrar produtos de boa qualidade e também de baixa, porém o INMETRO está no nosso mercado, justamente para colocar testes  padronizados, atestando a qualidade dos produtos vendidos no nosso mercado, sendo fabricados na China ou em qualquer parte do mundo.

Ou seja, esse é mais um MITO de empresas que tentam aterrorizar os consumidores em benefício próprio.


Vários produtos comercializados na Disney, por exemplo, são fabricados na China.

A grande maioria dos produtos vendidos hoje pela Lifesol na tecnologia a Vácuo, é de fabricação chinesa, porém só trabalhamos com o que há de melhor no mercado e todos já devidamente aprovados pelo INMETRO nas normas de utilização para o nosso mercado brasileiro, o que garante que nossos produtos são eficientes, de altíssima qualidade e prontos para serem utilizados no Brasil.

Os reservatórios utilizados por nós nos modelos Convencionais (placa) e Modulares a vácuo, são todos de fabricação NACIONAL e preparados para trabalhar com as duas tecnologias. Já os tubos a vácuo são sempre produzidos na China devido a custos de fabricação, qualidade e patente.


A água do Aquecedor Solar a Vácuo pode ferver e pode desperdiçar água?

Sim, e isso pode acontecer na tecnologia convencional também. Isso acontece quando o cliente resolve comprar um equipamento muito maior do que a sua necessidade de consumo ou com excessos de coletores solares, por isso, muito mais importante do que vender por vender, cabe a um bom consultor de aquecedores entender a real necessidade do cliente e recomendar o melhor produto para ele, independente de tecnologia.

Sempre falamos com nossos clientes, que ele pode se equivocar de duas formas, caso resolva comprar um Aquecedor Solar sem consultar um técnico especializado no assunto: comprar um produto menor ou comprar um aquecedor bem maior do que a necessidade.

No primeiro caso, comprando um produto menor, ele irá esquentar menos água quente do que a necessidade de consumo do cliente, ocasionando assim um desconforto de precisar de apoio elétrico para aquecer esse restante de água, como por exemplo, resistência elétrica, apoio a gás ou até mesmo ligar o chuveiro para continuar o seu banho.

Comprando um aquecedor solar muito maior do que a necessidade e com sobra excessiva, independente da tecnologia, ele ocasionará fervura e desperdício de água. Isso ocorre, porque o seu produto está 100% cheio e qualquer matéria exposto em altas temperaturas, tem uma expansão natural de volume e o mesmo tem que ser expelido pelo suspiro do produto.

Sendo assim, esta afirmação não passa de uma ação natural de todo Aquecedor Solar, que pode se agravar, caso você não venha a consultar uma pessoa que realmente entende do assunto e quer apenas te empurrar um produto qualquer.


Não existem peças de reposição dos produtos a vácuo?

Mais uma vez, voltamos naquela velha mania de vendedores que querem apenas empurrar os seus produtos e acabam causando medo por mentir para os consumidores.  Isto é um MITO.

Empresas sérias, que trabalham com qualidade e  com produtos certificados pelo INMETRO, possuem sempre peças de reposição. A Lifesol é cercada de parceiros e fornecedores compromissados com a qualidade e que disponibilizam peças de reposição de forma IMEDIATA dos produtos comercializados, não somente os TUBOS A VÁCUO, mas qualquer periférico.

Como a Lifesol sempre foca em ter diferenciais de qualidade no mercado, mais do que saber escolher fornecedores de qualidade, também temos um estoque próprio com foco apenas em peças, produtos, periféricos e até mesmo de produtos completos para reposição, afim de resolução de qualquer eventualidade da forma mais rápida possível.


Aquecedores a vácuo dão mais manutenção do que produtos convencionais?

Não, esse é mais um MITO. Desde que seja adquirido um produto de qualidade e aprovado pelo INMETRO, o risco de manutenções das duas tecnologias são iguais.

A grande diferença é que no sistema de aquecimento a vácuo, a limpeza periódica nos tubos só acontece em casos extremos, diferentemente das placas convencionais.Como os tubos são cilíndricos e com espaçamentos entre os mesmos, a própria chuva se encarrega dessa limpeza. 

Um grande dificultador do Aquecedor Solar Convencional é justamente essa limpeza periódica, pois como a placa é uma superfície plana, ela segura todos os tipos de detritos em sua superfície, atrapalhando assim o desempenho da mesma. Alguns fabricantes recomendam uma limpeza de 6 em 6 meses, gerando assim custos periódicos ou até mesmo riscos de segurança em subir no telhado e quebra de telhas.


RESUMINDO:

Hoje quem vende, importa ou fabrica apenas produtos de uma tecnologia, irá falar sempre que a qualidade do seu produto é melhor e tentar tirar a credibilidade dos produtos de outra tecnologia, principalmente empresas descompromissadas com a satisfação do cliente. Porém é importante o respaldo e o acompanhamento de um técnico capacitado e conhecedor das duas tecnologias, para que ele possa lhe ajudar com todos os prós e contras, baseando-se em estudos e entendimento da necessidade de cada consumidor.

Existem produtos bons e ruins de qualquer tecnologia, e mesmo analisando somente produtos bons e aprovados pelo INMETRO, nem sempre a tecnologia X, será a mais viável para a sua necessidade que a tecnologia Y. Todo caso deve ser estudado de acordo com as suas particularidades.


Quer conversar com um especialista da Lifesol? Faça já seu orçamento!

Curta nosso Facebook - https://www.facebook.com/lifesol.aquecedorsolar/