• Segunda à Sexta 09:00 às 12:00 h e 13:00h às 17:00.
  • Rua Avelino Camargos, 263 – Bairro Inconfidentes – Contagem / MG
  • (31) 2565-0221 | (31) 2567-0221 | (31) 99755-0221
  • [email protected]

Instalação do Aquecedor Solar com Qualidade!


Analisando pesquisas de mercado e retorno de clientes e não clientes, percebemos que 70% dos problemas de Aquecedores Solar, são provenientes de mão de obra ruim e/ou não qualificada. Devido a isso, escrevo abaixo alguns problemas que são os mais comuns em pedidos de suporte que recebemos.


Lembro novamente que, nesse post, estamos levando em consideração produtos de alta qualidade e aprovados pelo INMETRO, dessa forma, recomendamos a leitura anterior de outro link sobre “Cuidados antes de comprar seu Aquecedor Solar” – http://lifesol.com.br/ver_noticia/6/cuidados-antes-de-comprar-seu-aquecedor-solar.



Vamos entender as ligações entre Preço, Qualidade e Tempo, por trás de um serviço de qualidade.


Muitas vezes, somos questionados sobre um valor médio cobrado para mão-de-obra de instalação de um Aquecedor solar, onde sempre respondemos que: “Uma empresa de qualidade, responsável, séria e que trata com urgência as suas não conformidades, cobra atualmente o valor médio de R$ 350,00 de mão de obra para instalação, mais gastos com tubos, conexões, suportes e materiais, que seja necessário para instalação.”


É nesse exato momento que recebemos os questionamentos: "R$ 350,00 para instalar um aquecedor em um dia de trabalho? Está muito caro” ou até "Esse valor está caro, encontrei por R$ 200,00 o mesmo serviço!!".


Uma instalação de um Aquecedor Solar, não se resume em simplesmente em chegar ao local e montar um produto, assim como um móvel de MDF por exemplo. São muitas as responsabilidades e cuidados que o profissional deve ter, pois a instalação vai muito além de só colocar o produto em cima do telhado.


Devido a isso, esclarecemos alguns pontos importantíssimos e que devem ser analisados, antes de colocar qualquer "profissional" para instalar o seu produto:


Garantia de não vazamento do telhado: O maior cuidado que deve ser tomado ao instalar um aquecedor solar, é a vedação do telhado após o serviço, pois é nesse momento que será definido se o cliente terá ou não, vazamentos internos em sua casa. Só quem já sofreu com vazamento no telhado, é que sabe o quanto é ruim essa surpresa desagradável. Muitas empresas que encontramos no mercado, sequer fazem essa vedação ou fazem de maneira descuidada e sem testar.


A Lifesol exige uma boa vedação do telhado, de todas equipes credenciadas à realizar a instalação de seus produtos. A não vedação correta de um telhado, seria responsável por um descredenciamento de uma empresa prestadora de serviços de instalação.

Vazamento é custo, desagradável e gera dores de cabeça.



Quebra de Materiais no transporte ou instalação: O risco de quebra de peças de um Aquecedor Solar, principalmente os componentes de vidro, é real, e, mesmo assim não é muito incomum que o mesmo ocorra em transporte e/ou instalação dos produtos. Caso o cliente contrate uma empresa realmente responsável e esse problema venha a ocorrer, essa empresa assumirá esse risco e fará a troca de qualquer componente danificado, garantindo assim a integridade do produto e satisfação do cliente. Muitas vezes, o consumidor nem fica sabendo dessa quebra e simplesmente tem o serviço entregue por completo e com qualidade.


Já recebemos relatos de vários profissionais irresponsáveis, que para disfarçar uma avaria que eles ocasionaram, colocaram o tubo de vácuo virado de cabeça para baixo, por exemplo e simplesmente entregam o serviço como pronto para o cliente final. Muitas vezes o cliente não confere direito o serviço e só vão notar esse problema no futuro. Nesses casos, o cliente terá que arcar com a compra de outro tubo a vácuo e pagar uma reinstalação, assumindo um prejuízo que ele não teria, caso tivesse contratado um serviço de qualidade.



Risco de Quebra Existe!


Retorno e deslocamento em caso de necessidade: Claro que a nossa intenção, é que o produto seja instalado sem nenhuma dificuldade e nunca tenha nenhum retrabalho, porém, algumas variáveis ou equívocos, podem ocorrer, principalmente por se tratar de um serviço 100% humano que é a instalação. Sendo assim, ficam algumas perguntas: Será que o profissional que você irá contratar para execução do serviço de instalação, irá realmente te dar uma garantia sobre o mesmo? Será que o mesmo terá boa vontade em te atender, uma vez que o serviço já foi pago? Usando o exemplo de um serviço de R$ 200,00 como citado acima, será que o profissional tem recurso para bancar peças do Aquecedor Solar ou da sua casa, que possam estragar, devido a um erro de instalação?


Uma empresa de qualidade, sempre prioriza o seu pós venda, pois ela é tão importante quanto à venda. A Lifesol tem orgulho de ser uma empresa com o número 0 (zero) em não conformidades não resolvidas, onde sempre temos avaliação máxima dos nossos clientes, mesmo se tratando de empresas terceirizadas que indicamos para instalação. Uma empresa séria e que visa crescimento,  deve investigar quando necessário, o porquê do não funcionamento do produto e se for o caso do problema não ser decorrido do produto e sim de meios externos, o mesmo pode até cobrar por novos serviços, peças ou por deslocamento, porém nunca deixar o cliente na mão. A vontade de resolver o problema do cliente, deve ser tão grande ou superior a vontade de vender o primeiro serviço de instalação, pois é o cliente a preocupação maior da empresa e é o cliente que recomenda ou não uma empresa.




Riscos de quebra de telhas: O risco de quebra de telhas é sempre real em qualquer produto que seja colocado acima do telhado. Esse risco pode até ser diminuído quando um técnico experiente esteja efetuando o serviço. Encontramos nas casas de nossos clientes, todos os tipos e modelos de telhas: novas, velhas, firmes e também telhas ruins. Devido a isso, não tem como um técnico dar garantias de não existir nenhuma quebra de telha, porém um técnico responsável, sempre vai tomar o máximo cuidado e caso ocorra alguma quebra, ele tem a obrigação de avisar o cliente e solicitar ao mesmo, outra peça de reposição para que o instalador reinstale imediatamente no lugar da quebrada. Caso o cliente não tenha a peça para reposição, o mesmo poderá tentar vedar o lugar onde ocorreu a quebra o máximo possível, até a reposição da peça e reinstalação pelo cliente.


Telhas Quebradas!


Desempenhar um serviço de alta qualidade técnica e cuidado com o cliente: Uma frase muito interessante sobre esse assunto e muito repetida por toda a equipe da Lifesol Energia Solar LTDA é: "A melhor garantia do serviço, é quando ele é realizado com extrema qualidade e o cliente não terá a necessidade de utilizar a garantia." Essa frase reflete exatamente o pensamento que exigimos de uma empresa que queira instalar um produto nosso, por isso só recomendamos prestadores de serviços, caso o mesmo compreenda e pratique a nossa filosofia. Vendemos o melhor produto em qualidade do mercado, sendo assim, temos que exigir a melhor prestação de serviços também, gerando a satisfação dos nossos clientes e conseguindo através deles outros clientes por recomendação.



Qualidade é tudo!


Concluindo: Cuidado com o serviço contratado, seja uma empresa prestadora de serviço, instaladores autônomos ou até instalação própria, pois o barato pode sair muito caro. Dê preferência à uma empresa certificada e capacitada pela Lifesol Energia Solar LTDA, pois assim você terá um serviço que apresenta qualidade e segurança. Não coloque um produto tão valioso nas mãos de qualquer um.


Em caso de instalação própria ou contratação de outros prestadores de serviço de instalação, confira se o produto foi instalado exatamente como manda o manual do produto, ou envie para a Lifesol, fotos e vídeos do produto instalado, para que possamos verificar se o mesmo está correto.



Equipe de Qualidade LIFESOL

(31) 2565-0221 / (31) 2567-0221

Curta nosso Facebook - https://www.facebook.com/lifesol.aquecedorsolar/